A CONTEMAR FIRMA PARCERIA COM A PREFEITURA DE SOROCABA PARA COLETA SELETIVA EM EVENTOS.

O Projeto Evento 100% Sustentável foi lançado no 21° Encontro da ANAMMA

Entre os dias 27 e 29 de setembro, Sorocaba sediou o 21° Encontro Nacional da ANAMMA (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente) promovido pela própria associação em parceria com a Prefeitura de Sorocaba. A Contemar Ambiental apoiou ativamente o encontro com containers e lixeiras para coleta seletiva.

O objetivo do evento foi debater os desafios encontrados na construção de cidades sustentáveis a partir das políticas ambientais aplicadas nos municípios brasileiros. Além disso, participantes de várias regiões tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre os modelos adotados em suas respectivas cidades.

Durante esses dias, foram discutidos temas como, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o PAC-2 (instrumentos para encerrar os lixões), construção e implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (do catador à indústria), e questões que envolvem a Arborização Urbana.

Além disso, também foram desenvolvidas as oficinas temáticas: Consórcios e Termos de Cooperação Técnica para Licenciamento: Mobilização Social para a Coleta Seletiva e para a Logística Reversa; Gestão Municipal para Conservação e Recuperação da Floresta e Controle do Desmatamento (Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e Municípios Arco Verde da Amazônia) e Mecanismos de Captação de Recursos e Plataforma BID para Cidades Sustentáveis.

Na ocasião, a Contemar Ambiental, lançou o Projeto Gestão de resíduos em Evento, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o qual consiste na implantação de ações educativas incentivando a segregação dos resíduos gerados. Para isso, a empresa disponibiliza equipamentos como contentores de 120 litros e papeleiras.

Para Camila Bortoletto, gerente da Comissão de Sustentabilidade da Contemar Ambiental, esta é uma iniciativa pioneira na cidade. “O projeto esta engatinhando, mas com certeza é mais uma ferramenta para conscientizar a população sobre a necessidade da segregação”, ressalta.