ARQUITETURA E A GESTÃO DO LIXO

Arquitetura e a gestão do lixo

Percebemos hoje que a gestão de resíduos, englobando a obrigatoriedade da coleta seletiva esta em pleno crescimento; e com o crescimento aparecem as primeiras dores e incômodos perante o novo. Isso é natural e saudável, pois as novas necessidades geram novas possibilidades. A gestão de resíduos trará resultados de forma eficaz quando executada através de contentores de lixo.

Aproveito para falar um pouco sobre um mercado que esta expandindo devido a novas necessidades e demandas; a Arquitetura Verde ou Sustentável.


Alguns pontos básicos dentro da Arquitetura e Engenharia “Sustentável”:

Em linhas gerais existe a busca do desenvolvimento de prédios e casas pensando na mitigação de impactos ambientais, como por exemplo, como o lixo vai ser administrado.
O projeto todo deve buscar ser o mais sustentável possível, deve ser um processo, um caminho. Atingir as expectativas dos clientes em relação ao que ele espera da sustentabilidade, como buscar economia de água, aproveitamento de luz e até mesmo a região onde este projeto será inserido, pois a sustentabilidade se apoia em três pilares, o social, o ambiental e o econômico.

Nós da Contemar, como agentes participantes em todo o processo de gerenciamento de resíduos, desde a ajuda no processo de levantamento das necessidades de contentores, até indicações de parceiros que irão auxiliar na destinação do resíduo gerado em vários setores da sociedade, como prédios comerciais, escolas, shoppings, condomínios residenciais, hospitais e tantos outros, percebemos, que em muitos aspectos os projetos arquitetônicos e de engenharia em sua maioria não apresentam a preocupação com o escoamento do lixo gerado dentro de tais empreendimentos.

Nossas maiores dificuldades hoje são com dimensão de portas em geral, inclusive de elevadores, rampas de acesso a áreas externas, implantação de áreas técnicas para manipulação e coleta de resíduos, entre tantos outros.

Pensamos que a Arquitetura Sustentável ou Verde, deverá ter como parte integrante, e importante, a preocupação com o lixo gerado nos mais diversos empreendimentos, seja ele um Shopping, um Hospital, um Condomínio ou mesmo um colégio e como será feita sua disposição dentro da planta e coleta final.

Tentando agilizar este processo de novos conceitos durante o mês de julho e agosto a Contemar participou junto a Arqdecor em Boituva de uma mostra de arquitetura e decoração com muitos projetos inovadores, onde além de fornecermos toda a parte de contentores para apoio logístico ao lixo, ainda tivemos uma agradável tarde de bate papo com a turma de arquitetura, designer e administração da CEUNSP, onde abordamos vários assuntos relacionados com ao tema sustentabilidade e como melhorar a logística do lixo.

Com base sempre no pensar global, agir local, podemos obter resultados positivos de forma dinâmica.

Gisele Paixão.
Gerente Mercado Consumidor Final
Contemar Ambiental