CAPELA DO ALTO IMPLANTA COLETA MECANIZADA

A partir deste mês de julho, em linha com as grandes cidades no mundo todo, Capela do Alto (SP) passou a contar com o moderno sistema de coleta mecanizada de lixo.

A distribuição dos contentores teve início no começo do mês, após a empresa Contemar Ambiental, líder no processo de conteinirização e coleta mecanizada no Brasil, vencedora do processo licitatório realizado pela prefeitura municipal de Capela do Alto. Na primeira fase, foram instalados 118 contentores com capacidade para 1000 litros, sendo 180 azuis, para não recicláveis e 20 verdes, para recicláveis.

Em agosto, está prevista a entrega das papeleiras (lixeiras de poste) para descarte de resíduos gerados pela população em locais com alta movimentação,: papel de bala, embalagens  de comida, latinhas de bebidas, entre outros itens, sendo elas 260 unidades azuis e 120 verdes, para não recicláveis e recicláveis. Os contêineres e as papeleiras estão distribuídos em 100% do Centro expandido de Capela do Alto, que representa 50% da área total urbanizada da cidade. Há meta é de conteinerizar 100% do município.

Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Rodrigo Bueno, a implantação do sistema superou as expectativas, tendo sua primeira fase concluída em um tempo menor do que o planejado. “O retorno da população foi muito positivo. A aceitação dos novos contêineres foi geral e as pessoas enxergam que o novo sistema ajudará a manter a cidade limpa”, afirma.

Mudança de hábito

Apesar de amplamente difundida na Europa e nos Estados Unidos, a coleta mecanizada de resíduos ainda é recente no Brasil. Assim, em paralelo à implantação do sistema em Capela do Alto, é realizada uma campanha de conscientização ambiental com a população, desde o último dia 20 de junho. As ações tiveram início com uma capacitação à professores e coordenadores, em todas as escolas públicas da cidade. Na sequência foi a vez dos profissionais e membros da Associação dos Comerciantes e funcionários públicos.

O objetivo da capacitação foi informar e destacar a importância do papel de cada cidadão e da coletividade para o sucesso do projeto, que demanda a atenção de todos quanto a separação dos resíduos e seu depósito adequado nos locais corretos. Ainda, a campanha se estendeu para as equipes operacionais, que realizam a limpeza pública de Capela do Alto. Este grupo também recebeu informações sobre a coleta, manutenção e higienização adequada dos equipamentos que compõem o sistema.

Instalação dos contentores em Capela do Alto: