Como implantar uma coleta ambiental de sucesso?

A coleta seletiva ou coleta ambiental depende do envolvimento de toda a comunidade para ter sucesso. A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que gestão do lixo deve ser compartilhada entre administração pública, iniciativa privada e sociedade. Mas, como fazer para integrar todos de uma forma que funcione bem? É o que veremos a seguir!

Qual o papel das pessoas na coleta ambiental?

Para que a gestão dos resíduos funcione, o envolvimento das pessoas é fundamental em todas as etapas! Isso porque a fase mais importante é, certamente, a separação dos resíduos pelo gerador e em contentores apropriados. 

Em outras palavras, a qualidade daquilo que é depositado e a forma que é armazenado dependem do seu gerador. Também, o respeito aos locais e horários de coleta depende muito da colaboração das pessoas. De nada adianta criar um excelente plano de gestão de resíduos se os principais interessados – os próprios usuários – não contribuem, não é mesmo? 

Nesse sentido, é muito importante que as pessoas compreendam que a gestão de resíduos é delas e para elas! Quanto mais eficiente o gerenciamento do lixo, melhor o ambiente onde as pessoas habitam, trabalham, convivem, se divertem… Ou seja, as pessoas são fundamentais do começo ao fim do ciclo de conteinerização e reciclagem de resíduos.

Como contribuir para que a coleta seletiva tenha sucesso?

A melhor forma de colaborar para o bom funcionamento da coleta ambiental é separar o lixo em casa, higienizando-o e destinando-o corretamente. Em alguns casos, pode ser que não haja sistema de coleta seletiva implantado em sua região. 

Neste caso, procure postos de coleta como ecopontos ou locais de descarte de resíduos específicos. Por exemplo, pilhas e baterias podem ser destinadas em lojas onde foram adquiridas. De todo modo, a criação e execução de uma política de gestão de resíduos sólidos é dever municipal! 

Por fim, é possível solicitar a aquisição e alocação de contentores apropriados para o descarte dos resíduos em seu condomínio e/ou município. A melhor forma de gerenciar os resíduos é por meio da implantação de contêineres para a coleta mecanizada. Este processo de recolhimento, além de economizar recursos públicos, é a mais seguro e eficiente!

Assim, qualquer plano de gerenciamento de resíduos depende da colaboração das pessoas para funcionar. O plano não faz milagres! Apenas orienta quais são as melhores práticas. Para que a coleta ambiental funcione bem, é necessário que o equipamento seja apropriado também. Por isso, procure implantar contêineres e contentores em tamanhos corretos e em locais estratégicos!