Como lucrar com reciclagem?

Lixo também é dinheiro. Para se ter uma ideia, o Brasil gerou R$ 70 milhões entre 2017 e 2018 apenas com a reciclagem. Porém, perde R$ 5,7 bilhões anualmente por não reciclar resíduos plásticos. Além de tudo, o País ainda destina inadequadamente cerca de 40% de tudo o que é descartado no país. Contudo, você pode ajudar a reverter esse quadro — e ainda lucrar com isso.

Você quer ter um negócio sustentável? Quer lucrar e ainda fazer da sua região um lugar mais limpo e saudável? Descubra agora como lucrar com reciclagem:

Como lucrar com reciclagem?

Separar seu lixo para a coleta seletiva já ajuda demais a dar um destino correto. No entanto, também é possível reciclar com aquilo que você pensa não servir mais. Veja como:

Distribuidora de lixo reciclável

Nesse tipo de negócio, você vai receber o lixo, separá-lo e vendê-lo para empresas de reciclagem. Isso porque as empresas que reutilizam resíduos para produzir matéria-prima preferem terceirizar o serviço de coleta e seleção. Portanto, o seu negócio surgiria como o ponto de partida para a reciclagem.

Aqui, você precisará fazer uma parceria com catadores de lixo, comprar os resíduos que eles recolherem, separá-los devidamente, limpá-los e vendê-los a empresas de reciclagem por um preço maior. Lembre-se de que nem todo plástico, papel, vidro ou metal será reaproveitado. Por isso, é necessário ter atenção durante a seleção dos resíduos.

Artesanato com reciclagem

Garrafas pet e de vidro, latinhas, papéis e papelões, caixas de leite e embalagens de plástico podem ser reutilizadas em artesanato. No entanto, é necessário ter técnica: o objeto precisa ser lixado e ter bom acabamento para não machucar e, principalmente, se parecer com algo novo e único.

Bolsas, porta-retratos, luminárias, brinquedos, quadros e até roupas (com retalhos) são alguns objetos que você pode criar com resíduos.

Brechó

Pode não parecer, mas o lixo têxtil é um grande mal no Brasil e no mundo. Toneladas de resíduos provenientes da produção de roupas são despejados diariamente em todo o mundo. O problema é que a indústria da moda trabalha com um modelo desatualizado de produção. Além disso, o estímulo a comprar tendências faz com que a produção e o consumo sejam sempre muitos altos.

Como vantagem, a moda é cíclica, ou seja, uma peça usada há 20 anos pode ficar em alta a qualquer momento. Portanto, se você gosta de moda e tem muitas roupas paradas, pode montar um brechó e ganhar um bom dinheiro com peças antigas, mas em bom estado.

Um grande pró nesse tipo de negócio é que ele não precisa necessariamente de uma estrutura física: existem plataformas eletrônicas nas quais você pode colocar as peças à venda, sem precisar de uma loja.

Outra forma inteligente é fazendo customização de roupas, ou seja, fazendo pequenos ajustes e transformando peças antigas em novas.

Viu como é possível ganhar dinheiro com reciclagem? Como visto, tudo começa com a separação do lixo que pode ou não ser reaproveitado. Então, descubra mais sobre os benefícios da coleta seletiva para o meio ambiente!