Descarte de lixo na conteinerização dupla

A coleta seletiva é um processo de gestão do descarte de lixo urbano que facilita bastante o trabalho dos profissionais da coleta e evita a contaminação do material potencialmente reciclável. Uma forma muito eficiente de fazê-la é diretamente na fonte, ou seja, a separação feita pelo próprio cidadão ou pelas empresas e indústrias. Para ajudar, muitas cidades adotam a conteinerização dupla, em que cada contentor é responsável por um tipo de resíduo.

Mas será que realmente vale a pena separar? O descarte de lixo feito dessa forma traz efeitos? Como ele ocorre? Descubra neste post:

O que é conteinerização dupla?

É a instalação de dois contêineres ao longo da cidade: um para resíduos orgânicos (úmidos) e outro para os recicláveis (secos). Os dois contentores são instalados no mesmo local. Com isso, o cidadão descarta os dois tipos de lixo de uma vez só.

Então, em vez de o caminhão passar de casa em casa, os cidadãos levam os resíduos até os contentores. Por isso, é importante que haja um bom planejamento de gestão de lixo, para que eles sejam colocados em locais de fácil acesso a toda a população.

Para uma coleta ainda mais eficiente, o ideal é que a prefeitura se responsabilize por campanhas de educação e incentivo à coleta entre os moradores.

Como é feito o descarte de lixo na conteinerização dupla?

Como dito, os contentores são instalados em locais específicos da região. O morador leva o lixo em sacolas separadas: uma para resíduos passíveis de reciclagem e outra para orgânicos ou que não podem ser reciclados, como papel higiênico e itens contaminados. Os dias de coleta são predeterminados para que o cidadão saiba quando o caminhão vai levá-los. 

Para maior praticidade, a conteinerização dupla é feita por meio da coleta seletiva mecanizada, ou seja, os caminhões devem ser equipados para coletar os resíduos acondicionados em contentores de lixo. Além de mais eficiente, a coleta é ambientalmente correta.  

O descarte de lixo em conteinerização dupla traz diversos benefícios:

  • os resíduos ficam protegidos de variações climáticas, que podem fazer com que eles apodreçam com rapidez e atraiam insetos e animais. Além disso, evita enchentes;
  • aumenta a quantidade de resíduos reciclados, pois evita a contaminação com resíduos orgânicos e materiais tóxicos;
  • o lixo não fica exposto nas portas das casas. Com isso, evita que animais de rua rasguem as sacolas e sujem o local;
  • educa a população sobre a quantidade de lixo produzido, seu potencial tóxico e a importância da reciclagem;
  • não necessita de muitos caminhões de lixo, já que os resíduos estão concentrados em locais específicos;
  • a coleta é mais rápida, já que os trabalhadores não precisam correr pela cidade inteira;
  • pelo mesmo motivo, evita acidentes de trabalho;
  • evita o contato da população com o lixo;
  • alto índice de aceitação pela população.

O que é coleta seletiva mecanizada?

É a coleta em que o caminhão coletor conta com “braços” mecânicos para encaixar e o contentor e virar seu conteúdo para dentro da boleia. Esse tipo de coleta é mais higiênica para os trabalhadores, já que, ao contrário da manual, ela evita o contato direto com os resíduos. Com isso, também ajuda a evitar acidentes e doenças causadas pelo trabalho. 

Entendeu como é feito o descarte de lixo na conteinerização dupla? Então, entenda melhor agora o que é coleta seletiva mecanizada!