Qual a importância da coleta seletiva?

Você sabe qual a importância da coleta seletiva? Neste artigo, responderemos essa questão. Podemos já ir adiantando algumas das palavras-chave que destacam o quão fundamental é segregar e acondicionar o lixo apropriadamente: saúde pública e prejuízo financeiro. 

Por outro lado, a solução para isso é simples, mas depende da educação ambiental de todos. Quer saber qual é? Então leia a seguir!

Qual a importância da coleta seletiva?

A importância da coleta seletiva está não só no saneamento e higienização dos espaços públicos: ela é indispensável para o processo de reciclagem. No Brasil, há um grande contraste no que se refere ao tratamento de resíduos. Por um lado, somos campeões na reciclagem de alumínio (cerca de 98,4%). Por outro, estima-se que 59,7% dos municípios não destine lixo corretamente. 

No entanto, sem a segregação dos resíduos em contentores apropriados, a reciclagem torna-se morosa e cara, muitas vezes não sendo atrativa. Além disso, depende da população empenhar um mínimo de esforço em separar e higienizar minimamente para evitar contaminação dos materiais

Qual a dificuldade em implantar a coleta seletiva?

Apesar de termos um potencial de reciclar 30% do resíduo produzido no país, apenas 3% é reaproveitado atualmente. O motivo para isso é bem simples: falta de educação ambiental. Nesse sentido, é visível que o país ainda não compreende bem a importância da coleta seletiva. 

Também, a implantação desses sistemas nem sempre é feita corretamente. Já não é incomum que os gestores públicos não tenham familiaridade com os processos de gestão de resíduos mais modernos. (conheça aqui o ciclo de conteinerização)

Dessa maneira, a maior dificuldade ainda é a falta de hábito adequado das pessoas e alguns problemas de gestão pública. Por outro lado, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que a solução para o gerenciamento de resíduos seja compartilhada. Assim, como cidadão gerador de resíduos, temos que contribuir para o sistema de coleta seletiva.

Qual a melhor forma de fazer a coleta seletiva?

A melhor forma de fazer a coleta seletiva é com o uso de contentores plásticos apropriados para cada tipo de resíduo. Além de serem de fácil manuseio e manutenção, os contentores plásticos protegem os resíduos recicláveis da ações da natureza e animais.

Há produtos específicos para coleta seletiva, como o Ecolix ou Iglu, que funcionam como Ponto de Entrega Voluntária – PEVs a ser distribuído pelo poder público, ou pelo poder privado (dentro da lógica de logística reversa) para que a população possa dispor seus resíduos de embalagens pós consumo. Esta coleta, assim como conteinerização traseira, traz inúmeros benefícios financeiros, operacionais e de utilização pelo usuário, incentivando a população a participar do processo de separação para coleta seletiva.

Os produtos da Contemar são feitos de material resistente às intempéries e podem atender às cores da coleta seletiva, segundo a resolução do CONAMA.

Portanto, a importância da coleta seletiva é tanto ambiental quanto econômica! Ao segregar corretamente o lixo, você está contribuindo para a melhoria das relações com o ambiente, com a saúde pública e com a economia verde!