Doenças causadas pelo lixo; saiba como prevenir

Existe um grande número de doenças causadas pelo lixo. A transmissão da maioria delas, no entanto, pode ser evitada com a conteinerização adequada! 

Tais doenças são consequência do descarte inadequado de resíduos. Além de problemas ambientais, como a recente polêmica envolvendo os canudos plásticos, não conteinerizar favorece a proliferação de veículos e vetores de doenças.

Não são apenas os animais marinhos os prejudicados pela falta de cuidado ao descartar o lixo. Resíduos mal destinados degradam também o solo e as águas, e se tornam ambientes propícios para a proliferação de animais transmissores de diversas enfermidades.

Porém, todos esses problemas podem ser resolvidos a partir de uma gestão adequada, desde a geração até a disposição final. Veja a seguir.

Por que descartar incorretamente pode colaborar para a ocorrência de doenças causadas pelo lixo?

Estamos falando bastante sobre como o descarte incorreto dos resíduos pode contribuir para a ocorrência de epidemias e problemas ambientais. Em outras palavras, como, afinal de contas, o lixo causa problemas de saúde coletiva?

Para compreendermos melhor é importante entender que a proliferação de qualquer forma de vida depende de alimento, água e abrigo. Assim, os vetores de doenças têm suas causas de condições de reprodução favorecidas quando o lixo não é gerenciado corretamente.

Ou seja, de acordo com o Ministério da Saúde, o acúmulo de lixo ou seu armazenamento inapropriado ou a falta de armazenamento, favorece a proliferação de vetores ou patógenos.

Se não for feita a conteinerização corretamente, a água da chuva pode carregar resíduos e os produtos derivados deles, colocando em risco a saúde ambiental e podendo, em caso de enchentes, agravar o perigo de contaminação por leptospirose, por exemplo. 

Outros exemplos de risco à saúde pública é que veículos e vetores como dengue e chikungunya se reproduzem em pequenos depósitos de água e, em grande parte, esses reservatórios são provenientes da má gestão dos resíduos. 

Quais são as principais enfermidades?

As enfermidades causadas pelo lixo estão fortemente associados aos vetores e à presença de água contaminada. Portanto, os principais patógenos são:

  • Propagadas por mosquitos: dengue, febre amarela, arboviroses, elefantíase, malária, chikungunya.
  • Propagadas por moscas: giardíase, disenteria, amebíase, cólera, salmonelose.
  • Propagadas por baratas e formigas: giardíase, cólera e diarreia.
  • Propagadas por ratos: leptospirose, peste bubônica, tifo.

O que fazer para que o lixo não cause doenças?

A gestão eficiente e integrada do resíduo é o melhor caminho. Isto é, reduzir seu impacto ambiental equivale a diminuir os problemas de saúde que o lixo mal acondicionado traz. Com esta atitude, você estará reduzindo a propagação de doenças.

Assim, o primeiro passo é separar o lixo úmido do lixo seco, conteinerizando-os apropriadamente. Dessa forma, estaremos evitando a exposição do ambiente às doenças causadas por esses resíduos.

Em seguida, é importante mantê-los organizados, evitando que diferentes materiais acabem em locais onde não deveriam.

Às vezes, por morarmos em centros urbanos, podemos ter a impressão de que estamos separados do meio ambiente. Compreender que a saúde coletiva é responsabilidade de cada um é um importante passo para entendermos melhor nosso papel na redução do impacto ambiental que produzimos. Ações individuais que impactam positivamente todo o ambiente global.

Semelhantemente, entender a relação entre a falta de conteinerização e as enfermidades causadas pelo lixo ajuda. É muito importante ter a clareza de que o ato de não descartar corretamente o resíduo pode contribuir ou agravar um problema de saúde pública. 

Higienizar resíduos que contenham restos de alimento é importante para não favorecer a proliferação de vetores de doenças.  

Em todas as etapas de gestão de lixo, conteinerizar é uma das principais. Para que essa gestão tenha sucesso, o engajamento de toda a comunidade, seja ela comercial ou residencial, é igualmente indispensável.

Assim, a exposição do resíduo favorece a proliferação de vetores porque fornece abrigo, alimento e água para esses animais.

Ao conteinerizar, você previne que esses vetores tenham acesso aos resíduos, minimizando o potencial de se multiplicar e propagar doenças.

Conheça algumas soluções da Contemar disponíveis para o tratamento do lixo em sua comunidade!