Lixeira de coleta seletiva: contentores especiais

A lixeira de coleta seletiva mais popular é aquela pequena e com cores: azul para papel, vermelho para plástico, verde para vidro e amarelo para metal. No entanto, existe também os contentores especiais, que armazenam uma grande quantidade de lixo e auxiliam significativamente o descarte correto em grandes regiões.

Mas como essa coleta seletiva é feita? Como o lixo é separado nos contentores? Essas e outras dúvidas serão esclarecidas neste post:

O que é lixeira de coleta seletiva?

É um tipo de lixeira voltado para a separação do lixo. No caso dos contentores, serve para armazenar uma grande quantidade de lixo. 

Mas qual a diferença de um contentor normal daquele voltado para a coleta seletiva? Simples: os resíduos úmidos  — restos de comida, cascas de frutas e papéis usados, por exemplo — são colocados em um contentor separado daquele voltado para os resíduos secos (que têm chances de ir para a reciclagem).

Onde usar contentores especiais como lixeira de coleta seletiva?

Contentores são utilizados para que a coleta seletiva da cidade seja feita de maneira correta. Veja como:

Ponto de entrega voluntária (PEV)

O PEV é um local público onde os cidadãos de uma cidade ou região levam seus resíduos para o descarte correto. Então, é possível levar material reciclável e não reciclável, incluindo pilhas e baterias. Em alguns locais, também dá para levar sobras de construção e madeira.

Enquanto alguns PEVs têm contentores para lixo seco/inorgânico e úmido/orgânico, outros têm mais recipientes para que a coleta seja ainda mais seletiva — um contêiner para papel, outro para vidro, para plástico e por aí vai.

O objetivo desse tipo de conteinerização é auxiliar a população a fazer o descarte correto dos materiais recicláveis. Assim, desperta a consciência ambiental, evita o desperdício, cria um descarte mais higiênico e ensina que o trabalho em conjunto cria uma sociedade muito mais sustentável.

O ideal é que, mesmo que a coleta seja separada apenas entre lixo seco e úmido, haja uma separação de materiais. Além disso, deve haver uma conscientização da população para que ela faça essa separação por conta própria.

Ecoponto

Similar ao PEV, o ecoponto se destaca por obrigatoriamente ter uma estrutura para receber mais tipos de resíduos, como poda, restos de construção e eletrônicos. Em alguns locais, os cidadãos podem levar pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos como móveis, e resíduos recicláveis

Conteinerização dupla

É a instalação de dois contêineres por toda a cidade: um para resíduos orgânicos e outro para inorgânicos. Essa conteinerização está aliada à coleta mecanizada: em vez de os profissionais retirarem os sacos de lixo manualmente, eles encaixam o contentor em braços mecânicos do caminhão, que viram todo o conteúdo dentro da boleia.

Quais contentores utilizar como lixeira de coleta seletiva?

A Contemar Ambiental tem modelos de contentores desenvolvidos especialmente para a coleta seletiva:

Ecolix 2500

O Ecolix 2500 é um tipo de contêiner desenvolvido especialmente para PEV e ecopontos, por isso é altamente resistente a agentes externos. Com capacidade para armazenar 2500 L, é perfeito para locais com alta produção de lixo.  Há também versões para para 500 kg e 1 T de armazenamento.

Contentor de resíduos C-1000

Já o contentor C-1000 é ideal para a conteinerização dupla. Também é altamente resistente e conta com uma tampa que protege os resíduos de contato com animais e chuva. Por ser fabricado com polietileno de alta densidade (PEAD) injetado com proteção contra raios UV, o C-1000 não se altera com agentes externos e ação solar.

Viu como os contêineres especiais podem ser usados como lixeiras de coleta seletiva? Então, descubra agora como a coleta de lixo mecanizada tem mudado a retirada de resíduos pelos lixeiros.