Lixeira seletiva residencial: qual a melhor opção para a separação do lixo em condomínios?

Um condomínio lida com uma grande quantidade de lixo diariamente. Portanto, precisa ter um sistema de coleta eficiente, que possa conter todos os resíduos e proteger a população enquanto o caminhão no recolhe. Contar com lixeira seletiva residencial é fundamental, independentemente de seu tamanho.

Neste post, você vai conhecer modelos de lixeiras seletivas residenciais para um sistema de coleta eficiente em seu condomínio:

Quais os melhores modelos de lixeira seletiva residencial?

Primeiramente, seu condomínio precisa ter um sistema de coleta de resíduos. Ele é importante porque estabelece o local correto para a localização de lixeiras e a compra de contentores com capacidade para armazenar as sacolas. Além disso, todos os condôminos saberão quando o lixo será recolhido.

Agora, conheça alguns modelos para a coleta seletiva em sua residência:

Papeleira

A papeleira é uma lixeira externa perfeita para shoppings, parques, indústrias e condomínios. Quando bem localizada, por exemplo, evita que pequenos resíduos sejam jogados no chão do local.

O ideal é que o condomínio conte com diversas papeleiras. Em um salão de festas, por exemplo, a quantidade de resíduos produzida costuma ser enorme. Portanto, caçambas bem localizadas evitam que esse lixo fique solto pelo local e ainda auxilia a equipe de limpeza.

As papeleiras também auxiliam na segmentação do lixo residencial. Então, podem ser adotadas para a divisão do lixo orgânico do reciclável ou para uma coleta ainda mais seletiva, com lixeiras específicas para vidro, papel, metal, plástico e material orgânico.

Contentor

O contentor é um modelo de lixeira capaz de comportar mais sacolas de lixo. O morador guarda seus resíduos e, no final do dia, coloca-os nesse recipiente. Ele é resistente aos agentes externos e sua tampa se veda ao corpo impedindo que animais e insetos entrem em contato com os resíduos.

Existem diversos tamanhos de contentores — de 120 a 3200 L. Os menores podem ser colocados em locais mais estratégicos (para recolher o lixo de um andar, por exemplo), enquanto os maiores receberão todos os resíduos recolhidos.

Existem também contentores voltados para a coleta seletiva. Um condomínio pode adotá-los para não misturar resíduos orgânicos com os recicláveis.

Como usar sua lixeira seletiva residencial?

Dentro de casa, o morador também pode fazer a separação do lixo:

Higienize seu lixo descartável

Sempre que possível, torne o trabalho da equipe de reciclagem mais fácil: abra ou corte as embalagens e faça uma limpeza simples, com água mesmo. Isso evita a contaminação direta, a proliferação de vetores de doenças e o mau cheiro.

Tenha mais de uma lixeira seletiva residencial

Você pode ter lixeiras específicas para lixo reciclável e aquele que não pode ser aproveitado. Por exemplo: em vez de jogar caixas de sabonete e recipientes de xampu na lixeira do banheiro (que também armazena papel higiênico), coloque-os num recipiente específico para resíduos recicláveis ou segmente mais ainda: tenha um para papel e outro para plástico.

Faça compostagem

O lixo orgânico pode ser aproveitado como compostagem, quando os micro-organismos fazem a decomposição. Esse material se transforma, então, em húmus, deixando a terra fértil e rica em nutrientes.

A compostagem pode ser feita em composteiras, recipientes específicos para esse processo. No entanto, é necessário que haja também umidade (ou seja, que você coloque água com uma certa frequência, sem exageros) e aeração no local, que torna a compostagem mais rápida e evita, claro, a infestação de insetos.