CONTENERIZAÇÃO E COLETA DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS SÃO OS DESTAQUES DA CONTEMAR AMBIENTAL

A Contemar Ambiental, presente no Brasil desde 2000, é especialista e líder no País na contenerização de resíduos e na sua coleta mecanizada, oferecendo um sistema de manutenção, reposição e higienização dos contentores. Tem sua sede na cidade de Sorocaba (SP) e está presente em outros importantes centros brasileiros, como os municípios de Campinas, Santos e Itu, em SP; e Passo Fundo, no RS.

O objetivo da Contemar é modernizar o sistema de coleta do lixo urbano com o que existe de mais avançado no mundo. A empresa fabrica e comercializa contentores, lixeiras e papeleiras de alta qualidade para o acondicionamento eficiente dos materiais, além de desenvolver e executar projetos de gestão de Resíduos de Serviços de Saúde, desde a coleta até seu tratamento e destinação final.

Entre seus principais produtos estão o sistema de contenerização, que engloba a coleta mecanizada dos resíduos, a reposição e a higienização dos contentores. Como exemplo, pode-se citar a cidade de Itu, que foi uma das primeiras, no Brasil, a implantar o sistema completo de contenerização da Contemar. Já Paulínia, também localizada no estado de São Paulo, investe na coleta mecanizada dos resíduos comuns juntamente com os recicláveis. Para isso, dois contentores ficam dispostos nas ruas dos bairros para a segregação dos materiais. Após a implantação do sistema mecanizado, o número de resíduos recicláveis recolhidos por mês aumentou para 200 toneladas. Antes, a soma não passava de 50 toneladas.

Na capital paulista, foram instalados modernos contêineres modelo ECOLIX com capacidade para 2.500 litros, especialmente projetados para permitir a operacionalização da coleta seletiva. Esses modelos de contentores foram especialmente desenvolvidos para recolher uma grande quantidade de resíduos recicláveis que, posteriormente, poderão ser enviados às empresas de reciclagem. A cidade de Ribeirão Pires também instalou novas estações de coleta seletiva para atender à população.

A Contemar ainda oferece uma linha completa de contentores para os projetos de coleta seletiva perfeitamente adaptados às necessidades dos órgãos públicos e entidades, que precisam de uma solução para valorizar a gestão de seus resíduos alinhados com a Politica Nacional de Resíduos Sólidos.