CONTENERIZACAO SOLUÇOES PARA AMENIZAR O PROBLEMA DO LIXO EM VIAS PUBLICAS

O lixo é responsável por boa parte das enchentes que acontecem nas cidades brasileiras. Infelizmente, os principais causadores destas ocorrências são os próprios moradores, que jogam os resíduos nas áreas públicas,causando o entupimento das bocas de lobo. Este, por sua vez, estimula a proliferação de baratas, ratos, insetos e bichos peçonhentos.

Esta realidade também atormenta a cidade de Sorocaba, onde, quase todos os dias, os jornais impressos locais publicam notas dos moradores reclamando dos lixos jogados em qualquer lugar. A precariedade dos contentores e, principalmente, a falta de higienização dos mesmos agrava a situação.

Recentemente, os moradores do Jardim Esmeralda protestaram publicamente, alegando que a quantidade do material disponível nas ruas não é suficiente para acomodar o volume do lixo gerado.

Os contentores surgiram para facilitar a destinação e a segregação dos resíduos sólidos. A coleta e higienização automatizada são determinantes para sanar de vez as reclamações, que aparecem quase diariamente.

Exemplos dessa nova tecnologia podem ser constatados em alguns clientes da Contemar Ambiental, como é o caso da higienização totalmente mecanizada dos contentores presentes no aeroporto de Viracopos (Campinas/SP) – único no Brasil que se utiliza dessa tecnologia de padrão internacional -; a coleta seletiva e mecanizada do lixo urbano de Paulínia (SP) e outras cidades.

Por outro lado, e infelizmente, muitas cidades ainda resistem – por questões políticas – à presença de contentores e da coleta mecanizada.

Sabe-se que a região dos Jardins, em São Paulo, iniciará em breve uma experiência piloto utilizando contentores e mecanizando a coleta de suas elegantes ruas. Um contentor de mil litros é capaz de acondicionar o lixo gerado por, aproximadamente, 150 pessoas.

Contenerização

A cidade de Itu, localizada no interior do estado de São Paulo, é uma das primeiras cidades do Brasil a implantar o sistema completo de contenerização da Contemar Ambiental, que engloba a coleta mecanizada dos resíduos, a reposição e a higienização dos contentores.

Antes da implementação dos contentores nos bairros, a Contemar, em parceria com o município, realiza um amplo trabalho de informação para conscientizar os moradores sobre o novo sistema de coleta, o qual substitui o trabalho manual dos coletores pelo mecanizado.

Em resumo, os sacos de lixo – que antes ficavam expostos na rua – passam a ser armazenados nos contentores, até o caminhão especial passar para recolhê-los de maneira que o funcionário não coloque a mão nos resíduos. Desta forma, o risco de acidentes de trabalho, como contusões, perfuração dos membros superiores e atropelamento, diminui em 85%.

Entre outros benefícios estão a otimização no tempo da coleta, economia de combustível, redução da emissão de CO2 na atmosfera, menor custo de varrição das ruas, menor custo para limpeza das bocas de lobo e isenção no acúmulo de animais revirando o lixo.

Para a cidade que pretende implantar a coleta seletiva, o sistema da Contemar é um forte aliado. O município de Paulínia, por exemplo, implantou a coleta mecanizada dos resíduos comuns juntamente com os recicláveis. Para isso, dois contentores ficam dispostos nas ruas dos bairros para a segregação dos resíduos. Após a implantação do sistema mecanizado na cidade, o número de material reciclável recolhido por mês aumentou para 200 toneladas. Antes, o número total não passava de 50 toneladas.

Para evitar a proliferação de fungos e bichos, o mau cheiro provocado pelo chorume e esterilizar os contentores, um caminhão especial passa uma vez por mês fazendo a higienização dos mesmos, utilizando detergente biodegradável.