Coletor de resíduos: como escolher o melhor?

Coletor de resíduos: você sabe como escolher? Para que a gestão integrada funcione bem, a escolha do coletor de resíduos adequado é fundamental. 

O uso do coletor de resíduos traz diversos benefícios tanto à empresa quanto aos espaços públicos. Neste caso, o uso de coletores com tampa é ainda mais importante, pois evita contaminação do ambiente e previne acidentes.

Veja a seguir algumas das vantagens e a importância de utilizar contentores adequados em vias públicas e outros locais geradores como hospitais, clínicas, shoppings e fábricas.

Coletor de resíduos: porque usar em locais públicos?

Locais de grande circulação de pessoas podem ser focos de propagação de epidemias. Por isso, políticas de saúde pública visam manter os ambientes coletivos dentro de normas de saneamento. O objetivo disso é evitar a proliferação de doenças e animais vetores.

O lixo a céu aberto em locais públicos pode facilmente se tornar foco de propagação de doenças como a dengue, zika, febre amarela, leptospirose e amebíase. Além disso, a gestão do resíduo reciclável no Brasil ainda é muito pequena. Em outras palavras, é comum encontrar materiais cortantes e perfurantes destinados incorretamente no lixo comum.

Assim, os contentores de resíduos previnem a contaminação ambiental, a proliferação de doenças e a exposição das pessoas a materiais que podem causar ferimentos. Isso porque os contentores têm tampas que isolam o conteúdo do ambiente. 

Também, o material de que é constituído evita escoamento de chorume e impede que o material descartado vá parar nas bocas de lobo. Com isso, evitam-se também enchentes e a poluição de rios e lagos. No entanto, para que os contentores sejam eficientes e eficazes, eles devem ser adequados à demanda em questão.

Quais os contentores de resíduos mais adequados para cada caso?

A seleção dos contentores de resíduos deve ser feita caso a caso, levando-se em conta a proporção de cada categoria de lixo produzida no local. De modo semelhante, resíduos especiais, tais como materiais contaminantes, perfurocortantes ou outros restos biológicos requerem tratamentos específicos, assim, também os contentores devem ser escolhidos de acordo com a legislação e com a demanda.

No caso de espaços públicos e empresas, a escolha dos contentores dependerá do perfil de descarte. Em quaisquer das situações, deve ser realizado um estudo prévio para avaliar o padrão de geração de resíduos local e avaliar o funcionamento da coleta na região.

Uma vez realizado tal estudo, é possível escolher entre contentores de 120, 240 e 360 litros para a gestão interna dos resíduos. Assim como os de maior capacidade para armazenamento externo, sendo de 700 e 1000 litros. Em algumas cidades, já está em funcionamento o sistema de contentores soterrados, que permite maior capacidade de armazenamento e maior higiene no local. 

Semelhantemente, municípios como São Paulo já utilizam os Pontos de Entrega Voluntária e ecopontos para facilitar o descarte e a gestão dos resíduos recicláveis na cidade.

Por fim, no caso de contentores para a coleta seletiva, é possível optar pela dupla conteinerização. Neste caso, são utilizados contentores com capacidade para 700 ou 1000 litros de armazenamento que podem ser utilizados também em conjunto com o Ecolix, específico para coleta seletiva e de capacidade de 2500l. Esses são mais adequados para condomínios.

Dessa forma, os contentores de resíduos devem ser usados em espaços públicos tanto por razões de saúde coletiva quanto por organização da gestão do lixo. O modelo mais adequado depende da demanda e do perfil de geração de resíduos na localidade.