Contentor para lixo e preservação das águas: qual a relação?

O uso adequado do contentor para lixo ajuda tanto a evitar a contaminação das águas quanto prevenir as enchentes. Veja como!

Contentores de lixo, num modo geral, colaboram tanto para proteger o solo quanto a água. Especialmente no caso do resíduo orgânico, pois sua decomposição gera um líquido chamado chorume. Além de gerar maus odores, esse material pode, também, contaminar a água.

Tem havido uma crescente preocupação sobre como preservar a água. Há inúmeras reportagens e documentários mostrando o impacto do mau gerenciamento dos resíduos em relação às águas. Em resumo, o descarte incorreto está deteriorando rapidamente a vida nos oceanos e prejudicando a qualidade da água que irrigamos nossas plantações assim como a que bebemos.

Sem a água, não há vida. Portanto, protegê-la é indispensável para a sobrevivência de todos os seres vivos. Veja no post a seguir como o contentor para lixo atua para proteger a água que utilizamos.

O contentor para lixo evita o contato do resíduo com o solo

A contaminação da água ocorre por vários meios. Um dos mais comuns é a percolação do chorume, líquido produzido na decomposição do resíduo orgânico, no solo e ou nas águas. O contentor para lixo evita o contato do lixo com o solo. Ou seja, impede que o chorume contamine a água e o solo.

Para que o contentor para lixo desempenhe adequadamente esta função, é importante realizar sua manutenção. Em outras palavras, deve-se higienizá-lo periodicamente e evitar que fique cheio demais. 

 Além disso, deve-se escolher um contentor para lixo com capacidade volumétrica apropriada. Há vários modelos disponíveis no mercado. Para escolher o contentor que melhor atenda suas necessidades, certifique-se de que ele tenha a qualidade e a resistência necessárias para suportar o ambiente onde será instalado e o uso destinado àquele produto. 

Em casos em que haja pouco espaço para a disposição dos resíduos, os contentores subterrâneos são uma excelente opção, não apenas prática e funcional, como de harmonização e fluidez da arquitetura. 

O contentor para lixo impede que a chuva arraste os resíduos

Outra função importante do contentor para lixo é impedir a entrada da água da chuva. O lixo destinado incorretamente é um dos principais agravantes de enchentes. No caso das cidades, os dutos de água e drenos são projetados para conduzirem os fluxos de água para os rios. 

Estes sistemas são os chamados sistema de escoamento pluvial – de água da chuva. Dessa forma, a água da chuva pode se tornar um grande problema ambiental, caso os resíduos não tenham sido conteinerizados de modo apropriado.

O contentor para lixo irá impedir esse arraste, armazenando os resíduos corretamente, para que sejam coletados adequadamente, minimizando o impacto destes nas águas

O uso do contentor precisa tornar-se um hábito 

Os principais responsáveis pela poluição da água somos nós mesmos. Inegavelmente, somos parte da solução também. Então, a gestão dos resíduos requer, necessariamente, a participação das pessoas para ter sucesso.

O contentor de lixo mais moderno e eficiente não terá serventia se as pessoas não o utilizarem corretamente. Para isso, é importante compreender o papel dos hábitos de cada um na geração dos resíduos que poluem a água.

Em suma, os contentores ajudam a prevenir a poluição das águas porque evita o contato do resíduo com o ambiente. Quer saber qual solução é a mais indicada em seu caso? Entre em contato conosco!