Lixo industrial destino: como é feito o descarte?

Uma indústria responsável sabe como destinar seus resíduos aos locais corretos. Além disso, é uma proteção ao trabalhador desse segmento. Neste post, você vai entender como é feito o descarte do lixo industrial. Confira:

Antes de seguir seu destino, o lixo industrial deve ser separado conforme sua classificação, que pode ser:

  • Classe 1 — perigosos;
  • Classe 2 — não inertes (possivelmente contaminantes);
  • Classe 3 — inertes (não contaminantes).

Segundo a Política Nacional de Saneamento Básico, regulamentada pela Lei 6.938/1981, quando os resíduos comprometem a saúde ambiental (vazamento de petróleo, por exemplo), a própria indústria é responsabilizada pelo problema. Dependendo do nível de contaminação, ela deverá pagar indenizações altas.

Destino do lixo industrial: como descartá-lo?

Veja como fazer corretamente o descarte dos resíduos produzidos por indústrias:

Descarte seletivo

Antes de decidir o destino do lixo industrial, é necessário separar o que pode ou não ser reciclado, pois muito desse material é tóxico, corrosivo e inflamável, o que torna seu reuso inviável.

O uso de papeleiras e coletores de lixo auxilia nessa separação. Enquanto as papeleiras são móveis e localizadas em ambientes com muita circulação de pessoal, os coletores costumam ser usados pela equipe de limpeza, que passa em determinados períodos do dia recolhendo o lixo do setor.

Mensalmente, os resíduos químicos precisam ter um inventário com sua composição e quantidade, além de receberem uma classificação conforme seu grau de periculosidade.

Contentores

Contentores ou containeres são caçambas de lixo com uma enorme quantidade de armazenamento, dependendo do modelo. Assim como os coletores, eles contam com rodinhas giratórias que facilitam o transporte até o caminhão da empresa coletora.

No entanto, é importante que haja contentores tanto para o lixo tóxico quanto para o atóxico. Assim, você diminui o risco de contaminação.

Coleta

Uma indústria é um grande gerador de resíduos (produz mais de 200 litros de lixo/dia). Então, segundo a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), isso significa que, em vez de deixar para a  prefeitura fazer a coleta desse material, ela deve contratar uma empresa especializada para esse descarte. Ela saberá qual destino dar ao material: o tóxico para um centro de tratamento (com embalagens devidamente etiquetadas), e o atóxico para reciclagem.

É importante que a empresa seja licenciada pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), porque isso garante que ela trabalha com métricas adequadas de armazenamento, coleta e transporte do lixo industrial.