Lixo nas praias e coleta seletiva

Cerveja, espetinho, garrafa de água e brinquedos de plástico são essenciais no dia de praia de uma família. Mas na hora da saída, muita gente deixa seus resíduos no local, pensando que alguém (ou o mar) vai levá-los. O problema é que o lixo nas praias pode ter consequências catastróficas.

Além do aspecto estético, uma praia suja pode ficar tão contaminada a ponto de se tornar imprópria para banho. Então, imagine não poder mais aproveitar o verão por causa da sujeira. Se o cidadão não tiver responsabilidade sobre seu lixo, isso vai se tornar cada vez mais comum.

Neste post, vamos entender melhor os prejuízos do lixo nas praias e conhecer mais sobre programas de limpeza de cidades litorâneas:

Quais os prejuízos causados pelo lixo nas praias?

Muitas pessoas pensam que “aquele lixinho” não vai fazer nada, pois o mar levará ou a companhia de limpeza vai se responsabilizar.

No entanto, o problema é que o Brasil é um país de proporções continentais e de clima predominantemente tropical, em que a visita a praias é algo que faz parte do cotidiano de muita gente. Resumindo: se todos pensarem dessa forma, em poucos anos não teremos mais praias limpas.

Obviamente, o material que o mar leva tem um destino. Um exemplo catastrófico disso é a ilha de lixo. Situada a meio caminho entre as costas da Califórnia e o Havaí, esse amontoado de resíduos é conhecido como o maior depósito de lixo do mundo. Seus 4 milhões de toneladas de todo tipo de objeto plástico estende-se por mil quilômetros no oceano Pacífico.

Como cidades litorâneas estão revertendo o problema do lixo nas praias?

Conheça algumas medidas pensadas para reter a enorme quantidade de lixo nas praias:

Coleta seletiva

É possível sim conscientizar banhistas para o descarte correto dos resíduos. Um grande exemplo disso é a iniciativa do projeto Praia Limpa em 2015, implementado na Praia de Boa Viagem (PE). No programa, os promotores entregavam duas sacolas aos banhistas, feitas com plástico biodegradável, destinadas ao lixo orgânico e aos recicláveis. Com isso, o público fazia a coleta seletiva por conta própria

O lixo comum era levado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para um Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), enquanto o lixo reciclável era encaminhado para uma das cinco cooperativas de recicláveis do estado.

Programa Lixo Zero

A prefeitura do Rio de Janeiro implementou o programa Lixo Zero para multar quem joga resíduos na rua, mas não parou por aí. No verão, há ações para intensificar a vigilância nas praias. 

Dependendo da quantidade de lixo,  a multa pode passar de R$ 4 mil.

Hotel Lixo Zero

O Ilha de Toque Toque Boutique Hotel & Spa, localizado na Praia de Toque Toque (SP), ficou conhecido como o primeiro hotel “lixo zero” do Brasil. Isso porque suas iniciativas de sustentabilidade seguem as normas do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para dar conta de toda a sua produção de resíduos, o Ilha implementou a Estação Lixo Zero, com 4 compartimentos para o descarte de plástico (2), alumínio de metais (1) e papel (1). Mas há também locais individualizados para vidros, papéis, óleo de cozinha, pilhas e baterias, estopas e pincéis, cerâmica quebrada e vidro quebrado.

Por fim, o hotel conta com 2 contentores de 120 L que são destinados a orgânicos (que seguirão para a compostagem) e rejeitos.