PRIMEIRA LIXEIRA SUBTERRÂNEA DO PARANÁ É DA CONTEMAR

Com o intuito de tornar a coleta dos resíduos sólidos mais prática e eficiente, Guarapuava, considerado um polo regional de desenvolvimento com forte influência sobre os municípios vizinhos do estado, é o primeiro do Paraná a instalar o sistema de lixeiras subterrâneas e ainda serão instaladas mais onze por toda cidade. Além da Praça Cleve, outros cinco pontos da rua XV de novembro devem receber as novas lixeiras, três na Saldanha Marinho, uma no Terminal da Fonte e as demais em instituições de ensino superior de Guarapuava.

Além de proporcionar mais beleza para cidade, o engenheiro ambiental do município, frisa que gostaria de reforçar ainda mais a importância da separação do lixo e evitar problemas com mal cheiro, falta de higiene no descarte de materiais orgânicos e proliferação de insentos.

O sistema de contentores subterrâneo, também conhecido como Soterrados, ocupa pouco espaço na superfície, tem grande capacidade de armazenamento de resíduos, operação mais simples e segura, além do baixo índice de manutenção. A inovação está onde os olhos não vê, debaixo da terra.