SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA DO LIXO E A COLETA SELETIVA

Soluções para o problema do lixo e a coleta seletiva
Sabia que hoje em dia só um 8% dos municípios brasileiros tem um programa de coleta seletiva?
Sabia que em 2 anos os governos municipais e estatuais deverão ter feito um plano de gerenciamento de resíduos?
É assim mesmo, o Brasil está numa fase desafiante na gestão do lixo e toda uma mudança radical de mentalidade será exigida às prefeituras, condomínios, shoppings e demais geradores e/ou responsáveis pelo gerenciamento do Resíduo Sólido Urbano, mais comumente denominado “lixo”.

A solução começa pelo estabelecimento de contentores e lixeiras de rua que facilitem o armazenamento seguro do lixo na rua até que o caminhão coletor faça coleta. Desta forma, os moradores têm a vantagem de tirar o lixo quando quiserem, as enchentes causadas pelo entupimento das bocas de lobo pelo lixo serão drasticamente reduzidos, os animais não poderão rasgar as sacolas e, entre outras vantagens, a cidade será mais bonita, terá uma imagem muito mais limpa e agradável para todos.

Problemas tão comuns como a dengue poderiam ser evitados com contentores e lixeiras que evitem a entrada e estancamento de água. Estes problemas e outros derivados do lixo são parte da historia em municípios que sim adotaram as lixeiras como solução.

Municípios como Itu e Paulínia no estado de São Paulo e Passo Fundo no estado de Rio Grande do Sul são exemplos de sucesso na conteneirização e mecanização dos resíduos sólidos urbanos. Inclusive estão se adiantando a lei e usando os contentores e lixeiras como ferramentas essenciais para possibilitar a coleta do lixo reciclável ou também denominada coleta seletiva.

A Contemar Ambiental fabrica e comercializa uma ampla linha de contentores e lixeiras de alta qualidade e funcionalidade, que cumprem os mais altos padrões de qualidade e normas internacionais, além de oferecer serviços de consultoria e assessoramento na implantação de principio a fim.