XO DOMICILIAR DO RIO SERÁ ACONDICIONADO EM CONTÊINERES

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, entrega aos cariocas nesta terça-feira (10) o primeiro lote dos 50 mil novos contêineres da Comlurb para resíduos domiciliares, que vão melhorar a coleta e a limpeza urbana da cidade. O primeiro bairro beneficiado será Copacabana, na Zona Sul, que receberá cinco mil unidades do novo equipamento.

Os contêineres de 240 litros foram feitos de polietileno fabricado a partir da cana de açúcar, o que reduz em 85% a emissão de poluentes em relação ao material de origem petroquímica. O uso de matéria-prima renovável é um atestado do comprometimento do Rio de Janeiro com a agenda da sustentabilidade, estabelecida em consonância com a realização da Rio+20 na cidade, em junho.

Os contêineres possuem o certificado Green Made (garantia de fabricação a partir de matéria-prima renovável e com baixa emissão de carbono) e são numerados, para controle de sua distribuição. Além disso, possuem um sofisticado sistema de vedação, que vai contribuir para a melhoria das condições higiênicas, estéticas e sanitárias da cidade.

Uma vez que as tampas evitam a atração e proliferação de vetores, roedores, e impedem a entrada de água da chuva e a consequente formação do chorume, os equipamentos podem ser guardados nas áreas internas dos prédios até o momento da coleta pela Comlurb. A utilização de contêineres facilita o trabalho dos garis na coleta domiciliar, possibilitando maior eficiência operacional e menor tempo de coleta por unidade.

Os equipamentos serão disponibilizados aos domicílios (prédios, lojas, casas e condomínios) dos grandes corredores populacionais, como a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. A previsão é de que em até três meses os 50 mil equipamentos estejam disponíveis em toda a cidade.

O Estado RJ.

Mais informações clique aqui: www.contemar.com.br/contato.php